Sr Director (Público):
Tenho acompanhado a questão da prova de Geometria Descritiva e confesso que fiquei estupefacto com a carta do Sr Prof Meira Soares, publicada na edição do passado dia 28.
Afinal o Professor aceita que o problema não tem solução (como ele matemàticamente verificou), mas tem-na num outro contexto, conforme lhe demonstraram dois pares seus, membros do júri, certamente mais versados na matéria.
O Professor terá ficado, assim, a perceber que em Geometria Descritiva a tangência ou não entre duas linhas é função da espessura do traço. Poderemos, pois, enunciar um novo Teorema, que deveria, com toda a justiça, levar o nome do seu autor. Seria o Teorema de Meira Soares, a seguir enunciado, do qual me parece legítimo retirar o Corolário 1 (não lhe chamo Corolário de Marques Correia porque para tanto me falta o atrevimento e os pergaminhos académicos).
TEOREMA: Para todo o par de linhas no espaço tridimensional existe uma espessura de traço e só uma que as torna tangentes;
Corolário 1: todas as linhas são tangentes, mas há umas mais tangentes que as outras.
A rica argumentação do sr Presidente da Comissão Nacional das Provas Específicas presta-se a comentários mais extensos e elaborados, mas penso que esta conclusão, de inegável valor científico, deve ficar isolada para reflexão e crítica da nossa comunidade académica.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comente como se estivesse num albergue espanhol: entra tudo e ninguém é excluído.