domingo, 19 de abril de 2009

OPINIÃO 95-96 - Coisas boas e coisas originais


Sr Director (Expresso):

No número de hoje (dia 10/2), na página em que os ex ministros avaliam a performance dos seus sucessores, deparei com o depoimento do ex-subsecretário de Estado Manuel Frexes, lamentando que as ideias apresentadas pela actual equipa não sejam boas e as boas não sejam originais. Em consonância com estas declarações, o título é “sem ideias boas nem originais”.

Acho que seria interessante recordar um episódio antigo, do qual Manuel Frexes certamente se recordará (e aí terá ido buscar a inspiração...), cujo protagonista, o Prof Marcelo Caetano, é lembrado mais como o político pouco bem sucedido que foi, e menos como professor e autoridade eminente em Direito Administrativo que era antes de suceder a Salazar e continuou a ser depois de ser deposto.

A cena passa-se numa prestação de provas académicas (não saberia precisar de que grau) pelo actual Prof Soares Martinez. No júri pontificava o Prof Marcelo Caetano que, no final, fulminou o candidato com a frase lapidar que ficaria célebre:

“...no seu trabalho diz coisas boas e coisas originais; porém, as originais não são boas, e as boas não são originais”.

Registe-se que só com a saída do Prof Marcelo da Universidade, Soares Martinez conseguiu ascender à posição que tem hoje. Ao que parece, o mérito deste professor tão contestado por antigos e actuais alunos, já o era pelo próprio Prof Marcelo Caetano, décadas atrás.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente como se estivesse num albergue espanhol: entra tudo e ninguém é excluído.