segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

ENTRECAPÍTULOS, À GUISA DE INTERVALO

Calma, a publicação do worst seller não vai ser interrompida.

OK? Coooool...

Simplesmente vou meter aqui, entre os capítulos 16 e 17, uma curiosidade que encontrei quando procurava um livrinho sobre "direitos da mulher", que não vejo há um monte de tempo.

O que encontrei foi o rasto dos ensaios que fiz antes de me fixar na no título e na capa do livreco que acabou por levar o título que deu o nome a este blog.

Aí vão dois ensaios que chegaram à fase de brochura artesanal:

o primeiro, à esquerda, levava o título "ÁFRICA - Angola e a Tropa da Outra Senhora" e a capa era ocupada pela reprodução de um quadro que pintei pouco depois do 25 de Abril. O título era um bocado rebuscado e comprido, e o quadro (enfim...) era metido um bocado a martelo para publicitar a minha veia artística (?!) daquele tempo. Foi, naturalmente, posto de parte.

O outro, à direita, era uma tentativa de poupar na cor da capa, metendo uma fotografia do edifício do porto de Luanda, tirada de uma publicação dos anos 60 da Direcção Provincial de Portos e Caminhos de Ferro (ou coisa que o valha).

O título continuava a privilegiar ÁFRICA em detrimento de Angola, que figurava no sub título: "gentes de Angola e outras..." e acabou por não vingar.

Já com o livro na tipografia, ali ao lado da Sopa dos Pobres, na Almirante Reis, a capa e o título tiveram que ser definidos à pressão e ficaram como se vê no cabeçalho do blog.

Curiosamente, a contracapa estabilizou quase desde o início dos ensaios, que as fotos escolhidas, quer o parlapió escolhido.

Clique para ampliar e ler:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente como se estivesse num albergue espanhol: entra tudo e ninguém é excluído.